Stop

Essências Artémis

Atua limpando, purificando e desintoxicando o corpo físico e a mente. Por atuar de forma rápida deve ser empregada sempre que exista uma situação emergencial ou traumática. Ajuda a reforçar os sistemas de defesa do indivíduo, seja o sistema imunológico ou o campo áurico (ajuda a acabar com parasitismos e obsessões psíquicas). Atua como "antibiótico" floral.

Artemísia volta a por o coração como órgão primário de perceção, para aqueles demasiadamente na cabeça e pouco no coração.

Protege de energia inadequada, invasiva e autocriada. É a erva da mulher por excelência, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a integrar-se com a maternidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam de ser sempre fortes e que muitas vezes apresentam problemas relacionados com os ciclos menstruais. É conhecida desde a Antiguidade por ajudar nos partos. O nome Artemísia tem origem na deusa Ártemis, que era a protetora dos partos.

É a principal erva do aparelho urogenital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual, alivia as cólicas. Também é empregada para anemia, cólicas, debilidade do estômago, gastrite, menstruação deficiente, nervosismo, nevralgia. É uma excelente diurético, e por isso ajuda muito no funcionamento e na limpeza constante dos rins. O chá também se aplica as dores reumáticas e dores de cabeça.

Repelente de insetos principalmente traças. A Artemísia produz piretrina o que afasta pulgões e nematóides dos canteiros.

Deve ser usada quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas. Na época renascentista foi encontrado escrito por um autor desconhecido onde diz "Os Segredos da Artemísia: Infunde alento, ânimo e força, a quem a trouxer consigo junto do coração".

Esta erva, bebida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho e o caminhante que a leve consigo, sentirá muito menos o caminhar." Auxilia a entrar em estado Alfa facilitando a compreensão dos sonhos, aumenta o coeficiente intelectual harmoniza o psiquismo, casos de mediunidade. Regulariza a sinapse cerebral, expande a consciência. Bom para epiléticos e pessoas sonâmbulas. Equilibra aqueles que procuram fugir da realidade através de práticas pseudo-espirituais.

A Artemísia, como o alecrim, parece ser outra planta revestida de magias e mistérios, já que é denominada por alguns até como “a planta mais poderosa da terra”, "a erva da vida", "erva das bruxas" ou “a deusa das plantas”, sendo considerada Sagrada para os orientais. O seu nome é em honra a Artemís (Diana, entre os romanos, deusa da caça e da castidade); a deusa grega, protetora dos partos; ainda na Grécia Antiga. Daí vem o seu nome científico:Artemisia absinthium.

Conhecendo melhor a planta: 

Famíla: Artemisia pertencente à família Asteraceae (margaridas).

Coloração: amarelo claro.

Espécies: O grupo inclui 200 a 400 espécies de plantas herbáceas e arbustivas, ricas em óleos voláteis. O absinto é um exemplo de espécie de Artemisia. Assim, vemos que há inúmeros tipos de artemísia e, quase todas atuam de maneira semelhante, claro, com algumas exceções.

Habitat: Artemisia vulgaris (também chamada de erva do fogo ou artemigem). É natural da Europa temperada, Ásia, norte da África, mas também está presente na América do Norte, onde é uma erva invasiva. No Brasil é cultivada em hortas e jardins em locais agrestes. Hoje, está disseminada em todo o mundo.

Solo: Tem preferência por solos argilo-arenosos, mas cresce em todos os solos desde que permeáveis. Vegeta espontaneamente em solos não cultivados (baldios). A propagação é feita por divisão de touceiras com raízes, estacas de galhos ou sementes. 

Clima: Produz melhor em climas temperados. Há espécies de Verão/outono e de inverno. 

Partes utilizadas: raiz, caule e folhas. Todas as partes da planta possuem sabor muito amargo e aroma muito forte.

Colheita: Em cultivos comerciais, corta-se toda a planta após dois anos. Colhe-se as folhas pela manhã, nas primeiras horas do dia, preferencialmente antes da floração. 

Outras denominações: Também conhecida por: absinto, absinto comum, absinto grande, absinto maior, absíntio, absinto selvagem,acinto, acintro, aluína, alvina, artemísia-comun, artemísia-verdadeira, artemíge, artemijo, citronela maior, erva dos bichos, erva dos cem gostos, erva dos velhos, erva santa, erva-do-fogo, erva-de-são-joão, flor de diana, flor-de-São-João, gotas amargas, losma,losna, losna branca, losna-brava, losna de dioscórides, losna maior,sintro, vermute. (em alguns lugares também chamada fel-de-índio, mas no geral parece ter outra planta com essa mesma denominação).

Descrição: A Artemísia é uma planta perene  (vive mais de 2 anos) herbácea de pequeno porte, geralmente medindo em torno de 40 cm a 2 metros de altura; nativa de regiões de clima temperado.Seu caule possui uma coloração púrpura. Suas folhas, de 5 a 20 cm são fendidas conforme a espécie; de cor verde-escuras acinzentada na superfície, possuindo densa camada de pequenospêlos brancos na parte inferior. Produz flores pequenas, de cores vermelhas, brancas ou amarelas. A Artemisia vulgaris, (popular erva-de-São-João) por exemplo, floresce em outubro. 

Propriedades Medicinais: As suas propriedades medicinais conhecidas são o efeito:analgésico, febrífugo, antiespasmódico, anticonvulsivo, diuréticas, sedativas, atiinflamatórias, tônico, calmante, digestivo, vermífugo (tênia, lombrigas e oxiúros) e regulador da menstruação. É uma das plantas mais completas na Flora Medicinal.

É uma planta contraindicada a mulheres grávidas devido a ser abortiva. Em dose exagerada é perigosa. Também Não deve ser ingerida por crianças.


FONTE: http://magiadailha.blogspot.com.br/2012/05/artemisia-propriedades-e-usos-2-parte.html

A Essência Artémis «Artemísia» é potenciada por:

  • Potência: Cristal de Quartzo Biterminado Purificar, Fluir, Harmonizar

    Recarrega as energias em todos os aspetos (físico, mental, emocional, espiritual) e a sua função nas essências florais é a de amplificar e estabilizar a energia curativa da essência floral, criando sinergia das suas virtudes e poderes de cura que ASSIM SE AMPLIFICAM MUTUAMENTE. É um potencializador das essências de flores.

  • Potência: Crisópraso Renascimento, Abundância, Maturidade

    Esta essência age como um estabilizador emocional que aporta flexibilidade e perdão, ajudando a diluir mágoas e rancores bem como os traumas afetivos do passado e estados de angústia. Ajuda a liberar tensões musculares (a dificuldade de perdoar tensiona os músculos) e trabalha o autoconhecimento nas pessoas muito rígidas, metódicas e submissas em excesso nos relacionamentos. Amplia a compreensão dos sonhos, é útil na meditação e no auto aprofundamento e na espiritualidade desenvolve a clarividência e estimula o amadurecimento e a sensitividade.

  • Potência: Malaquita Crescimento

    Abre o chacra cardíaco, equilibra o chacra do plexo solar e estimula o sistema circulatório. Melhora a auto-expressão. Crescimento do homem espiritual.

  • Potência: Pedra Aluada Pedra do Feminino e do Reequilíbrio

    Pedra da energia feminina (yin) e do reequilíbrio hormonal, da mulher e dos órgãos femininos, necessária à harmonização do excesso de energia yang-masculina. Acorda a energia protetora e intuitiva bem como a sensibilidade que aporta paz e harmonia.

  • Potência: Pedra do Sol Autoconfiança, Realização

    Trabalha o brilho e capacidade de expressão da nossa verdade sem bloqueios, sobretudo naquelas situações em que nos sentimos postos à prova pelas situações da vida. Potencializa a autoconfiança, ativa o nosso potencial de realização, abrindo as portas para que o sucesso ancore na história de cada um, eliminando medos e dúvidas que conduzem ao fracasso.

  • Potência: Pedra Estrela Aporta Luz e fortalece o coração

    Tem a qualidade de transmutar “a noite escura da alma” em positividade e fé, com a certeza de que uma Ordem maior rege os tempos e os momentos da evolução de cada Ser, mesmo quando a “luz ao fundo do túnel “ tarda em dar sinais.

  • Potência: Turmalina Negra Repelente de vampirizações energéticas, Proteção do Campo energético

    Age como um “desviador” de energias nefastas, ao criar um campo áurico protegido, um “escudo protetor” do campo energético, impedindo a ancoragem de energias pouco benéficas como invejas e raivas, ciúmes e ressentimentos bem como outras que nos podem afetar devido aos nossos apegos emocionais.


Grupo de formandas Terra Luz.a

Essência sintonizada em grupo pelas aprendizes do VIII Curso de Formação de Terapeutas Florais, nível I e II.

« voltar