Stop

Essências Terra LUX Artémis Astroessências Elixires Cristalinos Proteas Sprays Áuricos Terra Brasilis

Essência Terra LUX - TERRA BRASILIS:

Gengibre Colmeia

Zingiber spectabile

VIDA SOBERANA

Gengibre ColmeiaGengibre ColmeiaGengibre ColmeiaGengibre ColmeiaGengibre Colmeia

Esta essência floral tem a virtude de nos ajudar a trabalhar as emoções que bloqueiam a ação, acorda para a tomada de iniciativa e a motivação para agir e atuar, saindo de estados apáticos e paralisantes de indecisão e auto-boicote.

A Essência da Flor de Gengibre Colmeia (Zingiber spectabile), também conhecido por Sorvetão (Brasil) ou Gengibre Magníficoajuda a lidar com as emoções que causam letargia, falta de alento, inércia e procrastinação. Tem a virtude de ajudar a tomar iniciativas e aumentar a motivação para agir e, simultaneamente aliviar sentimentos de frustração, aprisionamento e estagnação face à apatia e lentidão no ritmo da vida. Reportando-nos à Doutrina das Assinaturas, podemos perceber a semelhança entre os alvéolos desta gengiberácea e os alvéolos de uma colmeia, onde a atividade hierárquica ordenada sustenta a comunidade e onde a inércia, a procrastinação ou processos letárgicos não são opção.

Numa colmeia, as abelhas operárias encarregam-se da higiene da colmeia, garantem o alimento e a água de que a Colónia necessita, coletam pólen e néctar, produzem a cera com a qual constroem os favos, alimentam a rainha, os zangões e as larvas por nascer e cuidam da defesa da família. Esta essência floral tem então a virtude de nos ajudar a trabalhar as emoções que bloqueiam a ação, acorda para a tomada de iniciativa e a motivação para agir e atuar, saindo de estados apáticos e paralisantes de indecisão e auto-boicote. Use essa essência ao lidar com as emoções provocadas pelo trauma para restabelecer uma sensação de segurança e conforto.

"...que nem aquela pessoa que diante de pequenas “chagas”, dores e cicatrizes no corpo, ou nódulos que impedem que a energia em toda sua potência flua livremente... fazem de um pequeno empecilho, memória... emoções a serem digeridas ou perdões a serem liberados..." e se aprisionam em invalidações e desmotivam em seguir a caminhada "...nesse sentido a flor convida a focalizar no Todo e seguir elevando a energia, a luz e focando no caminho radiante que se apresenta, ao invés de ficar presos a pequenas dores..."VIDA SOBERANA convida-nos a  ser obreir@s na colmeia da autossustentação, a sair de estados letárgicos e ...pára de olhar para a pétala pequena e escura que lembra a dor e vê-te inteir@” plen@, com todo o potencial realizador que te habita!

E não caminhes mais sozinh@! É na cooperação e no dar as mãos que te realizas, é no irmanar e na partilha que te encontras com o melhor de ti mesmo. Sê a abelha da colmeia que trabalha para o bem comum, pela comunidade em comunidade.

“Expanda a sua visão abrindo caminhos para enxergar as coisas de várias perspetivas. Sair do Ego e ampliar os horizontes. Segurança e apoio para subir até alcançar o seu propósito na terra”

Como diria Deus pela mão de Spinoza: O que eu quero que faças é que saias pelo mundo, desfrutes de tua vida.  Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

Na sua abundância faz brotar água dos seus múltiplos alvéolos e neles também nascem as suas flores, parecendo abelhas ou insetos; a água que a planta produz tem um ligeiro sabor a gengibre e diz-se ser maravilhosa para o cabelo e para a pele além de funcionar como recipiente onde os polinizadores saciam a sede. A sua água é usada como agente anti-inflamatório e anti-microbiano e realizam-se estudos sobre a sua utilidade no cancro do cólon. A flor nasce diretamente do rizoma elevando-se ereta e em tons de amarelo e conforme a inflorescência amadurece e é tocada pelo sol, vai ganhando tonalidades rosas e depois vermelhas. Como outras plantas do género Zingiber, as brácteas em forma de cone - que não são flores anatomicamente - são muito mais vistosas do que as flores reais, que se projetam das brácteas e vão emergindo de baixo para cima progressivamente. Toda a planta tem cheiro de gengibre e tanto as folhas quanto os rizomas podem ser usados para cozinhar.


Informação Botânica:

Planta da família Zingiberaceae, com hábito herbáceo, medindo até 2,5 m de altura; hastes eretas e robustas, que formam touceiras. As folhas são verde-escuras, alongadas e aveludadas na parte inferior. As inflorescências são espigadas, cilíndricas, medindo entre 40 a 50 cm de altura, que brotam diretamente dos rizomas, por isso a impressão de que nascem diretamente do solo, sem conexão com a planta mãe. Cada inflorescência reúne dezenas de pequenas flores de cor branca ou amarelada, recobertas por brácteas de cor, inicialmente, amareladas, passando a vermelho intenso, conforme avança a senescência.

As plantas zingiber possuem vários efeitos farmacológicos e fisiológicos e são ingredientes comuns em medicamentos tradicionais. Os rizomas mostraram ser eficazes no tratamento de várias condições médicas, incluindo problemas de estômago, náuseas, vómitos, epilepsia, dor de garganta, tosse, resfriado comum, contusões, feridas, queixas de fígado, reumatismo, dores musculares, aterosclerose, enxaqueca, colesterol alto, úlceras e desconforto estomacal. Além disso, os compostos fenólicos, especialmente os gingeróis, na raiz do gengibre demonstraram ter efeitos quimiopreventivos que foram associados às suas atividades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O Zingiber spectabile é uma planta herbácea de aglomeração com rizoma carnudo subterrâneo ramificado. A planta é vulgarmente conhecida no Ocidente pelo nome comum "gengibre de colmeia", devido às suas inflorescências invulgares que se assemelham a uma colmeia de cepo. É também referida pelos nomes comuns "mosto de gengibre" ou "gengibre malaio". Plantas ornamentais impressionantes, as plantas de gengibre-colmeia são cultivadas pelo seu aspeto exótico e variedade de cores; o seu nome (gengibre colmeia), deriva da sua forma floral distinta que se assemelha a uma pequena colmeia.

Zingiber spectabile é uma espécie de gengibre verdadeiro, nativo do sudeste marítimo da Ásia. É cultivado principalmente no Ocidente como planta ornamental, embora tenha sido utilizado no Sudeste Asiático como erva medicinal. Todas as partes da planta têm uma forte fragrância de gengibre. Também conhecida como xampu, gengibre-magnífico ou gengibre-ornamental, a espécie é muito usada em arranjos tropicais, juntamente com helicónias e folhagens verdes. A planta, à primeira vista, não parece ser muito diferente, mas as suas inflorescências vistosas, coloridas, saindo direto do chão, são sempre muito chamativas. As crianças divertem-se brincando com os “microfones” coloridos, pois as inflorescências se parecem muito com alguns desses equipamentos de captação do som. 

TERRA BRASILIS: Gengibre Colmeiaé potenciada por:

  • Potencializador:

    Cristal de Quartzo Biterminado

    PURIFICAR, FLUIR, HARMONIZAR

    Recarrega as energias em todos os aspetos (físico, mental, emocional, espiritual) e a sua função nas essências florais é a de amplificar e estabilizar a energia curativa da essência floral, criando sinergia das suas virtudes e poderes de cura que ASSIM SE AMPLIFICAM MUTUAMENTE. É um potencializador das essências de flores.
  • Potencializador:

    Hematite

    PROTEÇÃO, LIGAÇÃO

    Enquanto pedra de poder, cujo objetivo é aprofundar a ligação entre o corpo e o espírito, ajuda-nos a manter firmes a nossa noção do eu e dos nossos objetivos. A sua qualidade refletiva simboliza a sua capacidade de ajudar a refletir as emoções dos outros.

TERRA BRASILIS: Gengibre Colmeia é sintonizada por:

  • Grupo de formandas Terra Luz.a (Brasil 2021)

    Mayne, Isabella, Sueli, Julia

    Chegou finalmente a ocasião, vários anos depois, em 2021 numa oportunidade única, em sintonia coletiva do grupo de aprendizes do 1º curso de Formação de Terapeutas (Nível I e Avançado) realizado em 2021, em Serra Grande - Baía - Brasil, às 12:12 do dia 12 de Dezembro de 2021 data da Ativação do Portal da Nova Te... LER +

Gengibre Colmeia está presente na(s) essência(s):

  • Mestre Curador:

    Amparo

    ANGÚSTIA, APATIA, DESÂNIMO

    MESTRE CURADOR 06, cuja função é o AMPARO , relacionado à ANGÚSTIA, APATIA e DESÂNIMO.

« voltar