Stop

Essências Terra LUZ.A® Primavera Verão Outono Inverno Artémis Terra Brasilis Proteas Elixires Cristalinos

Essência TERRA BRASILIS:

Helicônia Papagaio

Heliconia rostrata

RESGATE

Helicônia PapagaioHelicônia PapagaioHelicônia PapagaioHelicônia PapagaioHelicônia PapagaioHelicônia Papagaio

A essência do RESGATE onde o Ser envolve o Ego com as energias da inclusão e compassividade.

Helicônia Papagaio (Heliconia rostrata), também conhecida como Bananeira do Brejo ou Bananeira Ornamental, é a essência do Resgate. Esta essência busca ajudar aquelas pessoas que entraram em estados alienados de consciência ilusórios, de grandeza, orgulho e honras de caráter social, cujos valores se centram nas aparências e na validação externa, impedindo o reconhecimento dos verdadeiros valores humanos e espirituais. 

Incita ao afastar dos véus da ilusão, ponderar e meditar sobre quem realmente somos - no mais íntimo da nossa honestidade pessoal - libertos dos condicionamentos e traumas de "aculturação" do meio, para aqueles seres que perderam o contacto com a sua realidade interna de integridade e autenticidade espiritual e se deixam conduzir pelo ego, esse aspeto da mente que valoriza o efémero parecer em lugar do Ser. Quando o Ser acopla e recupera o seu lugar, abrem-se portas de lucidez e discernimento que dão suporte ao definir de valores, reconhecimentos e limites benignos e sãos, sem a contaminação das exaltações egóicas. Aporta então esta essência, a auto-validação e contentamento sem exibicionismo, confiança nos seus atributos, talentos e qualidades próprias com simplicidade e modéstia, sem necessidade de se auto-enaltecer por acreditar ser assim mais aceite.

Esta essência também pode ajudar aquelas personalidades narcisistas que tendem à ostentação e vaidade, artificialismos construídos pelo ego em meios sociais que valorizam a aparência. O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de sensação de superioridade (grandiosidade), necessidade de ser admirado e falta de empatia. (+info: https://www.msdmanuals.com/pt-pt/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/transtornos-de-personalidade/transtorno-de-personalidade-narcisista-tpn).

Olhando de perto para as brácteas escarlates, amarelas e verdes, que partem de um apoio central e se ordenam como se de costelas espiraladas se tratassem, podemos reconhecer uma assinatura de estruturação que vai do chacra vermelho diretamente ao amarelo (plexo solar) e finaliza no verde (cardíaco), sem se deter no laranja (onde assenta o género na estrutura física). O chacra sacro ou laranja, localizado na região pubiana é responsável pelo sistema reprodutor, fertilidade, impulsos sexuais e capacidade criativa; “Eu sinto e eu consigo” são as afirmações em falta na signatura narcisista que “superestima a própria capacidade, exagera as suas realizações e tende a subestimar a capacidade alheia”. 

No simbolismo ou significado das flores, diz-se que a Heliconia simboliza "grandes retornos", e a sua essência floral utilizada para inspiração e para pôr ideias em movimento. Com o nome do Monte Helicon - símbolo de inspiração poética e sede das Musas, deusas das artes e ciências na mitologia grega - é fácil ver como esta planta pode ser inspiradora!


Informação Botânica: 

O tipo de inflorescência desta planta, Heliconia rostrata, é incomum relativamente às outras heliconias. São inflorescências pendentes, e o comprimento varia com o número de flores. As brácteas, de cores vermelho, verde e amarelo, envolvem e protegem as flores, muito vistosas, de intenso e exuberante colorido. As flores surgem do interior das brácteas e produzem um néctar que serve de alimento para muitos pássaros, especialmente beija-flores.

As brácteas de Heliconia são a parte que muitos pensariam serem as suas flores, pois são a parte colorida principal, mas escondem as verdadeiras flores para que só os pássaros especializados possam obter o seu néctar. O néctar dessas flores é usado como alimento por diversos animais, em especial beija-flores e morcegos; quando são polinizadas por beija-flores tem brácteas coloridas e brilhantes, enquanto se a polinização for feita por morcegos a planta tem brácteas mais escuras. Atrai também diversas outras variedades de pássaros. Ao longo do tempo, o comprimento das flores e a forma dos bicos dos beija-flores evoluíram de forma adaptarem-se uns aos outros.

É considerada geófita, ou seja, uma planta vivaz cujas gemas de renovo ficam abaixo da superfície do solo e se reproduz tanto pelas suas sementes, como através desses órgãos subterrâneos especializados, cuja principal função é servir como fonte de reservas, nutrientes e água para o desenvolvimento sazonal.  

A Heliconia rostrata tem sido utilizada na medicina tradicional para tratar cancros de pele e o seu rizoma utilizado para dor intestinal, icterícia e hipertensão. No Bangladesh a folha e a semente são utilizadas em preparações como tónico e, para dores de cabeça. Investigações científicas encontraram Heliconia rostrata a exibir atividade antimicrobiana, antioxidante e antiveneno. Em outras áreas, é utilizado para fazer papel e para materiais de construção locais.

Essência TERRA BRASILIS Helicônia Papagaio é sintonizada por:

  • Grupo de formandas Terra Luz.a (Brasil 2021)

    Mayne, Isabella, Sueli, Julia

    Chegou finalmente a ocasião, vários anos depois, em 2021 numa oportunidade única, em sintonia coletiva do grupo de aprendizes do 1º curso de Formação de Terapeutas (Nível I e Avançado) realizado em 2021, em Serra Grande - Baía - Brasil, às 12:12 do dia 12 de Dezembro de 2021 data da Ativação do Portal da Nova Te... LER +

Helicônia Papagaio está presente na(s) essência(s):

  • MESTRE CURADOR 12

    Benevolência

    Intolerância, Julgamento & Preconceito

    A sua função é a BENEVOLÊNCIA , indicado para situações de:  Intolerância, Julgamento & Preconceito
  • VASO MARAVILHOSO 04

    Dai Mai

    Vaso da Cintura

    Trabalha diretamente com a ancoragem da energia de Vida na manifestação, acordando o enraizamento e a sustentação na materialidade para aqueles seres que “perdem o pé” na existência e se deixam cair em estados letárgicos e depressivos.
  • VASO MARAVILHOSO 07

    Yin Wei Mài

    Vaso Yin da Conexão

    Acorda a autoconfiança, a determinação, a clareza mental, a lucidez. Encoraja a criatividade e o viver a encarnação com prazer, no aqui e no agora.

« voltar