Stop

Essências Terra LUZ.A® Primavera Verão Outono Inverno Quintessências

Essência Terra LUZ.A - VERÃO - AMADURECIMENTO:

Fel da Terra

Centaurium erythraea

AUTOESTIMA

Fel da TerraFel da TerraFel da Terra

Desperta o amor-próprio para fortalecer o ego e a individualidade. Coragem para a auto-expressão e resgate da integridade - responsabilidade e controle. Potencial de alegria, auto determinação, entusiasmo, vitalidade, auto-aceitação, auto-valorização e auto-respeito. Força e propósito interior, reconhecimento das próprias necessidades.

A essência vibracional de Fel da Terra tem a qualidade de despertar o amor próprio para fortalecer o ego e a individualidade daquelas pessoas que se submetem à vontade dos outros e que fazem tudo para agradar; normalmente a sua grande dificuldade é dizer “ não” quando é preciso e com isso desrespeitam as suas próprias necessidades e limites, assumem demasiadas responsabilidades e esgotam o seu campo energético, sentindo-se com isso, desvitalizadas e cansadas.

Querem agradar a qualquer preço e assim anulam a sua vontade própria, são fracas e inseguras, subservientes e com falta de iniciativa, influenciáveis e sem estrutura interior de suporte. Buscam o reconhecimento e a aprovação e para isso abandonam o seu próprio caminho na vida para adotarem os objetivos dos outros como seus, chegando a copiar e adotar gestos, ideias e comportamentos daqueles a quem servem moldando-se a padrões externos; a auto-invalidação não lhes permite expressar as próprias ideias, caso as cheguem sequer a formular interiormente.

São normalmente pessoas de boa índole e de boa vontade,prestativas, que se podem tornar “tapetes” daqueles que se aproveitam inescrupulosamente da sua fragilidade estrutural, explorando a ânsia de agradar e falta de limites. A sua carência afetiva torna-os coodependentes.

Esta essência trabalha directamente ligada ao chacra cardíaco e ao redirecionar da energia amorosa no sentido de acordar o amor próprio. Nos campos, estas florzinhas humildes e ilusoriamente insignificantes – “fazem de conta que querem passar despercebidas mas parecem bandeiras desfraldadas a chamarem sobre si a atenção”marcam a sua presença através da sua cor, persistência e brilho luminoso entre as outras ervas e flores.

Vejam como eu sou diligente e insubstituível”, diz-nos este perfil, buscando o reconhecimento externo em vez de se auto valorizar: tendem a criar a ilusão, em si e nos outros, de serem dignos de admiração por parecerem “não ter ego”.

O que na realidade estas pessoas perderam foi a capacidade de expressar a sua individualidade e propósito pessoal; com esta essência poderão vir a optar por - numa oitava vibracional mais elevada e sem se perderem de si mesmos - servir o próximo, sim, mas de uma forma incondicional e sem deixar de lado a sua própria evolução.

Fel da Terra combate a excessiva humildade que pode fazer das pessoas “capachos” de personalidades mais fortes e dominadoras.
Eleva a autoestima, atuando sobre o fígado e libertando-o da raiva aí contida pela não afirmação e falta de limites e acalma as desordens da digestão ao permitir “digerir” e integrar emoções não reconhecidas.

Esta essência vibracional ajuda a desenvolver coragem para a auto-expressão, induzindo as pessoas que dela necessitam a agir e a servir a partir de força e do propósito interior, do reconhecimento das próprias necessidades. Acorda nelas o potencial de alegria , auto determinação, entusiasmo e vitalidade adormecidos de forma a poderem delinear um projeto de vida própria e não em função de outrem, de modo a poderem funcionar a partir do seu núcleo interior e pararem de cumprir as expectativas alheias.

Com esta essência, dizer “não” torna-se possível sem culpa ou necessidade de se auto-justificar e nem pedir desculpas por assim ser, com a consciência de que não necessita de se auto sacrificar para merecer amor: equilibra, ao nível da personalidade o egoísmo e o servilismo.

Fel da Terra ajuda-os a sair da dependência e da excessiva influência dos outros e a resgatarem a força de vontade, a integridade e a sua individualidade,através do assumir da sua responsabilidade e controle sobre as suas vidas assim como o discernimento sobre quem, como e quando servir. Induz a criação de fronteiras e limites e a definição de um propósito interior. Realinha a personalidade com o Ser Superior, aportando uma energia de direcionamento para a elevação da consciência de si, relocalizando a pessoa no seu meio ambiente em pé de igualdade com os outros, através do acordar da energia de auto-aceitação, auto-valorização e auto-respeito.

Reconhecida desde a mais remota antiguidade pelas suas virtudes medicinais, o Fel da Terra tem propriedades depurativas, tónicas e febrífuga, faz suar, contém vitamina C e favorece o parto, além de ser usada contra as afeções gastrointestinais. Combate úlceras, feridas eczemas e demais chagas. Reduz o nível de glicose no sangue havendo quem a recomende particularmente contra diabetes e as febres palustres.Como muitos membros da família das gencianas, é extremamente amarga, o que levou Nicholas Culpeper a comentar em The Herbal (1653) que "é muito saudável, mas não muito gostosa".

Do ponto de vista medicinal, o Fel da Terra é uma espécie importante e muito procurada. Contém sobretudo glicogénios amargos que estimulam o fígado e vesícula biliar, aumentam o fluxo biliar, melhorando o apetite e a digestão. Contém também óleo essencial, taninos e outras substâncias. Os sucos amargos excitam as terminações nervosas das papilas gustativas da língua, o que provoca por ação reflexa, um aumento da secreção gástrica. É usado internamente para dispepsia, perturbações do fígado e da bexiga biliar, hepatite, icterícia, anorexia, síndrome pós-viral, falta de apetite na convalescença e enfermidades febris. A medicina popular usa igualmente uma infusão ou uma decoção de uma colher de café das partes secas para 1/4 de litro de água, a tomar de manhã e à noite em jejum. O Fel da Terra, também chamado centáurea-menor, é cada vez mais usado, desde há algum tempo, na preparação de vinhos e licores.

Receitas medicinais:
Para acalmar a irritação dos olhos, molhar uma compressa em água a ferver com cerca de 30grs de flores e colocá-la em cima dos olhos durante uns minutos, tendo o cuidado de não queimar.
Infusão: ferver 20 grs de flores, filtrar a água, molhar um pouco de algodão na água e de seguida limpar os olhos. Fazer gargarejos com esta infusão para aliviar problemas de boca.

Uso culinário: Utilizar as flores para decoração de pratos ou para fazer corantes comestíveis.

A sua palavra chave é AUTOESTIMA.

Terra LUZ.A: Fel da Terraé potenciada por:

  • Potencializador:

    Cristal de Quartzo Biterminado

    PURIFICAR, FLUIR, HARMONIZAR

    Recarrega as energias em todos os aspetos (físico, mental, emocional, espiritual) e a sua função nas essências florais é a de amplificar e estabilizar a energia curativa da essência floral, criando sinergia das suas virtudes e poderes de cura que ASSIM SE AMPLIFICAM MUTUAMENTE. É um potencializador das essências de flores.
  • Potencializador:

    Crisocola

    PODER PESSOAL, BEM-ESTAR, CRIATIVIDADE

    Esta essência vibra no nível da energia feminina, passiva, lunar, pelo que tem a qualidade de curar o campo afetivo e emocional. Alem de ser muito útil a acalmar as perturbações e distúrbios femininos, principalmente os causados por desconforto menstrual (cólicas, depressão, tensão, etc) e disfunções hormonais e dos ciclos da mulher. A Crisocola tem por função maior trazer o equilíbrio emocional. Traz alívio às dores emocionais, e a sua essência acalma e transmuta a energia. No masculino, abre a permissão de “sentir”: estimula, com suavidade a  vulnerabilidade e a sensibilidade, curando as mágoas que causam bloqueios e sentimentos reprimidos.

Terra LUZ.A: Fel da Terra é sintonizada por:

  • Eveline

    Formadora Terra Luz.a

    Terapeuta Floral

    Portugal e Brasil - Atendimento Presencial e On-line

    Eveline, trabalha com os sistemas:  Bach , FES , Australian Bush , Korte PHI  ( Amazónia , Orquídeas Europeias , Cactos e Cogumelos ) Dancing Light Orchids , Living Tree Orchid Essences , Florais de Minas, Florais de Saint Germain , Pacific Essences e Essências Vibracionais  Terra-luz.a®  e Terra LUX Há cerca de 30 anos desco... LER +

Fel da Terra está presente na(s) essência(s):

  • Mestre Curador:

    Liberdade

    ADIÇÃO, VÍCIO, DEPENDÊNCIA

    MESTRE CURADOR 11, cuja função é a LIBERDADE , relacionada à ADIÇÃO, VÍCIO e DEPENDÊNCIA
  • Mestre Curador:

    Reconhecimento

    DESAMOR, INVALIDAÇÃO, VERGONHA

    MESTRE CURADOR 09, cuja função é o RECONHECIMENTO , relacionado a DESAMOR, INVALIDAÇÃO e VERGONHA.
  • Spray Áurico:

    Amor Próprio

    CLAREZA, AUTOESTIMA, RENOVAÇÃO, INTENSIDADE, RENDIÇÃO

    Reforça a integridade, a harmonia e o equilíbrio.

« voltar