Buquês Terra LUZ.A® Quintessências Astroessências Sprays Áuricos
Frase chave CAPRICÓRNIO: EU SIRVO - Signo Terra, Pai, Fixo de Ação, regido por Saturno.
Capricórnio - Décima casa astrológica - Poder. Metas. Direcionamento de vida. Profissão. Status. Abrangência social. Autoridade exercida. Figuras de autoridade. Patrão. A imagem que os outros têm da pessoa. O ponto mais alto que se pode alcançar na vida. Realizações. O pai. Analogia com o signo de Capricórnio. Planeta regente: Saturno. Ossos, joelhos, pele, unhas, cabelos, vesícula biliar.
Aspetos positivos: honestidade, reconhecimento, responsabilidade, maturidade, bom humor, sentido do tempo e de limites, priorização, elegância, profissionalismo.
Aspetos negativos: frieza, depressão, limitações, avareza, ambição, pessimismo, cobranças, bajulações, frustrações.
Diz-se do Capricórnio: que a responsabilidade e a discrição são as suas marcas. Você é visto(a) como alguém confiável, mas também rígido e fechado. Pode, portanto, procurar soltar-se um pouco e aprender a confiar mais nas pessoas próximas. Age sempre com muita cautela e planeamento. Ainda que não goste de tomar decisões por impulso, procure ouvir também as suas emoções que, muitas vezes, podem-lhe proporcionar bons conselhos.
A SOMBRA: O problema é nunca ter-se permitido ser uma autêntica criança, descontraída e brincalhona. A sua incapacidade de se divertir e relaxar faz com que se deprima com facilidade. Por debaixo de uma aparência séria e cheia de ambição, existe uma pessoa frágil que não aceita pedir ou receber ajuda.
O Capricorniano é um mistério debaixo de uma estratégia fria e ambiciosa que quando se rompe, mostra um coração embrulhado em fraldas. Deprime-se muito e acredita ser devido a questões profissionais, económicas ou qualquer outro dever que tem de ser cumprido e que não deixa espaço para a criança frustrada que o habita dentro. Aqui não há muito mais a dizer: o problema de Capricórnio é a sua criança ausente, a sua incapacidade de brincar e divertir-se.
A vida acaba sendo algo muito sério para um Capricórnio e ninguém o aguenta muito tempo, nem ele nem os que o rodeiam e de que tanto necessita. Talvez este seja o signo do zodíaco que menos sente necessidade de ser ajudado emocionalmente porque, no fundo, o medo é que se encontre um coração de eremita onde os outros tem de carne e sangue.
O Capricórnio depende emocionalmente da polaridade da sua energia, Caranguejo, e de certa forma este signo é o tópico da sua frieza. Mas nem mesmo Capricórnio pode viver sem o calor do amor, a ternura. É esta dependência que tem da energia de Caranguejo, para se sentir emocionalmente vivo, que o leva ao mais terrível dos vazios: o medo do abandono. Sentir-se emocionalmente abandonado, leva Capricórnio à feroz solidão ártica e ao frio absurdo dos frutos materiais e profissionais não compartilhados. Atravessar esse medo do abandono e pedir a nutrição emocional que necessita, lutando por ela, é a tarefa mais difícil que Capricórnio muitas vezes compra, controla, controla – ou estrategicamente – abandona o coração de quem lhe dá ternura, permanecendo preso naquele terrível Saturno, por medo de ser destronado, comendo os seus filhos um a um. Enfrentar o pai, que foi quem o devorou com os dentes do dever ser e do julgamento, posteriormente projetado nas figuras da autoridade, é essencial para Capricórnio.
A SOLUÇÃO: Deixar de lado o "pai interior" rigoroso, que exige deveres e compromissos o tempo todo e que geralmente é projetado em figuras de autoridade como chefes, pai, mãe, marido, esposa. Parar de fugir de relacionamentos que o podem ajudar a sentir-se emocionalmente vivo, por medo de sofrer o abandono. Lembre-se que o seu regente, Saturno, por medo de ser destronado, comia seus filhos um por um!
SÍNTESE CAPRICORNIANA: