As 4 idades do homem - RECONHECIMENTO, AMADURECIMENTO, PLENITUDE, REALIZAÇÃO.
Tomando por base as 4 idades do homem - RECONHECIMENTO, AMADURECIMENTO, PLENITUDE, REALIZAÇÃO - que nas essências vibracionais Terra LUZ.A se apresentam como as 4 estações do ano, esse ser hipoteticamente seropositivo, iria em princípio, seguir um tratamento adequado ao seu estado emocional em termos de perfil de personalidade, ao qual juntaria a seguinte fórmula:
- Primavera - Reconhecimento:
Astragalus, Papoila
- Verão - Amadurecimento:
Escovilhão
- Outono - Plenitude:
Ínula Ra, Loureiro, Trovisco
- Inverno - Realização:
Flor de Medronho, Perlina
Começando pela Primavera e face à necessidade de proteger o sistema imunológico etérico, o Astragalus; a Papoila para limpar memórias dolorosas e acordar o amor-próprio, a autoestima, a energia Terra, a vontade de viver; para a necessária “faxina”, limpar e deixar ir, deitar fora o que já não serve, o Escovilhão; a centragem e a flexibilidade que a Ínula Ra aporta, juntamente com a sua força solar, a resiliência, a auto-aceitação e confiança; o Loureiro junta a vitalidade e liberta de condicionamentos; o Trovisco protege o campo mental, induzindo foco, clareza e alinhamento dos chacras; o Medronho acorda a serenidade e a quietude interior e a Perlina alia-se a todas as essências promovendo o descondicionamento de velhos padrões e a reprogramação celular, a rendição à condição espiritual do ser emergente.
Nos potencializadores, há ainda que referir as qualidades do Cristal de Quartzo Biterminado, da Opala, do Citrino, da Pedra do Sol e da Ametista, que por seu lado vão:
- Quatzo Biterminado - dar sustentação ao fluir energético para evitar estagnações próprias de estados doentios e promover o circular energético; É o mais versátil de todos os cristais. Pode produzir a cura em todos os quatro níveis da aura. Repele a negatividade. Pode ser usado para transmutar formas negativas e nocivas de radiação. A pura luz branca emitida através dele, por conter todas as cores do arco-íris, é regeneradora e energizante. É fonte de força cósmica. Ideal para sessões de cura. Possui um poder de irradiação muito forte. Recarrega as energias em todos os aspetos e a sua função nas essências florais é a de amplificar e estabilizar a energia curativa da essência floral, criando sinergia das suas virtudes e poderes.
- Opala - Desenvolve o poder psíquico, traz para fora a beleza interna, e ajuda a purificação espiritual. Abre um canal para ensinar a verdade. Amplia os traços pessoais. Ajuda nos problemas visuais. Usada para relembrar vidas passadas.
- Citrino – Alivia a depressão e o stress emocional. Limpa, purifica e energiza o plexo solar, ao mesmo tempo removendo medos e facilitando a perceção psíquica. Através do plexo solar, alinha todos os chacras com o plano etérico. Simboliza a luz do sol nascente, e por isso é extremamente benéfico para ser usado no início de um ciclo, de um projeto ou de uma nova fase.
- Pedra do Sol – efeitos especiais sobre pessoas que sofrem de distúrbios psíquicos e doenças psicossomáticas. Ela atua como calmante, fortalece o sistema imunológico e serve de auxiliar no tratamento da insónia. Indicada para distúrbios psíquicos, doenças psicossomáticas, distúrbios de origem nervosa, sistema imunológico, doenças infecciosas, insónia. Equilibra a energia sexual e proporciona ao seu usuário uma postura de vida positiva, maior calor humano, charme e alegria de vida. Na meditação, a pedra do sol transmite alto grau de autoestima e o reconhecimento de que somos parte do universo divino.
- Ametista - Excelente para meditação, insónia, ansiedade e medo exagerado; medo do desligamento e medo da morte. Acalma e suaviza a mente, eleva o espírito, reequilibra e aumenta a consciência intuitiva, protege contra vibrações negativas. Para energia mental congestionada, dificuldade de desligar a mente até para dormir. Indicada para angústia, depressão, pânico e desespero. Reflete a energia transmutadora do raio violeta. Tradicionalmente, acredita-se que ela proteja contra a embriaguez, ajudando a abandonar o alcoolismo.
Com base na Cromoterapia, esta fórmula encerra todo o espectro do Arco-íris, na medida em que contem 3 flores brancas, 1 vermelha, outra rosa fucshia, 1 amarela e uma azul índigo; no que respeita ao aporte cromático das pedras, a Opala reverbera o branco iridescente que por si só contem todas as cores; o citrino reforça o amarelo ouro juntamente com a Ínula Ra; a pedra do sol conecta o chacra do laranja, junto do umbigo, reforçando o equilíbrio da energia sexual. A ligação branco-vermelho unifica os chacras dentro do campo com incidência particular de equilíbrio ao nível do plexo solar (amarelo) do cardíaco (rosa fucshia) e do 3º olho (azul índigo), como chacras fundamentais no equilíbrio de qualquer indivíduo que sofra de Sida.