Essências Terra LUZ.A® Primavera Verão Outono Inverno Artémis Terra Brasilis Proteas Elixires Cristalinos
Flexibilidade. Resistência e a resiliência que permite deformar, alterar e adaptar preservando a essência de quem somos. Acorda o otimismo e a persistência, mantendo o centro e o foco na Luz interior. Identificação dos dons e poderes e apreciação da beleza interior. Integração no meio e das polaridades masculina e feminina da Alma - autoaceitação, confiança, segurança e Fé.
Como essência vibracional a Ínula Rá trabalha a resistência - como planta sobrevivente às condições mais adversas de calor e escassez de água - e a resiliência, como sendo a elasticidade que nos permite deformar, alterar e adaptar, preservando sempre, contudo, a capacidade de retorno ao nosso estado original, à essência de quem somos.
"A resiliência é uma força decisiva do princípio evolutivo do ser humano e é factor fundamental da nossa sobrevivência sob condições fora da normalidade. O Universo é normal? O universo conhecido é resiliente, na ordem ou no caos. O ser humano elástico é o mais preparado para ... ser feliz no mundo contemporâneo."
José Luiz Tejon
Esta essência acorda o otimismo frente ás dificuldades, a persistência sem desperdício energético, mantendo-nos centrados e focalizados na Luz interior.
Ajuda-nos a identificar mais profundamente os nossos dons e poderes, a apreciar a nossa beleza interior, os nossos talentos e valores e a despertar confiança nos nossos "insights" intuitivos. Trabalha a integração no meio de uma forma atenta para consigo mesmo e para com o outro, aportando "grounding" (ligação à Terra), vitalidade e equilíbrio àquelas pessoas que se sentem inadequadas ou diferentes, seja por razões físicas ou psicológicas: a essência vibracional Inula Rá não atua para "alterar" a personalidade de cada um e sim para ajudar a que cada um se sinta bem e confortável em ser quem é, facilitando o contacto social e a transição para uma nova identidade, mais positiva e autoconfiante, deixando no passado a timidez, a inadequação e a insegurança. Induz a integração das polaridades masculina e feminina da Alma, promovendo a suave convivência interna da recetividade feminina yin com a ação yang, numa dança flexível de Amor à Terra e plena autoaceitação, gerando confiança, segurança e Fé em si e no Porvir.
Desperta a atenção do ser para o reconhecimento da mente como instrumento e não como instrutor, aguçando a vigilância e a análise do processamento das ideias e pensamentos, de forma a descartar o desnecessário e a organizar prioridades. A flexibilidade é a assinatura da resiliência, e é através dela que recobramos dos reveses ou traumas pelos quais vamos passando, como a criança que cai e se levanta de imediato, pronta para continuar a viver.
Adequada a processos de iniciação, induz a integração e a aceitação da emergência espiritual, aportando confiança para o ajustar ao crescimento espiritual e para as necessárias novas escolhas a serem feitas. Ancora o poder curativo que em cada um habita e centra-nos na Divindade Interior que sustenta a Cura e a Energia de Vida. Ajuda-nos a ser fortes e a vencer os medos.
Diretamente ligada ao Fogo e ao calor, trata traumas provocados por exposição a eles, bem como "processos alérgicos" energéticos derivados da resistência à encarnação (e a consequente "falta de chão") e ao seu meio ambiente, bem como aqueles que estejam a usar ou usaram radioterapia.
Como todas as plantas que aguardam o final do verão para florir, depois de captarem a energia do Sol durante o Estio, a Inula Rá atua sobre a vitalidade e a estamina do organismo e o talento resiliente dá-nos a excelente capacidade de irmos aos extremos da rutura e de retornarmos ao nosso eixo quando é suspensa a "tensão causadora". Ou seja, não ficamos eternamente deformados, nem rompemos facilmente. Esticamos, mudamos, deformámo-nos o necessário a adaptações, porém, retornamos à nossa Essência.
A sua palavra-chave é RESILIÊNCIA.